sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

MACAÍBA DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

A segunda Guerra Mundial desempenhou um papel primordial para o avanço sistemático e tecnológico de Macaíba. Com o melhoramento das estradas de ligação da cidade de Natal as regiões do interior, uma vez que a comunicação entre essas dependiam de uma estrada de barro, as margens do Rio Potengi, em situação precária. Então melhora-lá era o caminho, para facilitar a comunicação entre as cidades.
Não foram apenas as estradas que foram melhoradas como consequência da vinda dos americanos para Natal, houve o crescimento e a evolução dos meios de telecomunicação, dos hábitos, dos costumes. Portanto era necessário atender a população que estava crescendo bem como melhorar o estilo de vida. Natal estava deixando de ser uma pequena cidade, com costumes provincianos para se tornar referencia as demais da região.
"A estrada Natal- Macaíba sempre foi de vital importância para a comunicação entre a capital e o interior. Antes de sua abertura, Natal era abastecida pelos barcos que navegavam o rio Potengi ou então, por cima dos morros. Para facilitar este intercâmbio entre as duas cidades, o governador Adolfo da Silva Gordo (1889-1890) mandou abrir uma estrada pela margem esquerda do rio Potengi, acompanhando a sinuosidade das dunas. o Sr. Amaro Barreto de Albuquerque Maranhão, pai de do Dr. Pedro Velho, foi contratado para realizar aquela obra, na qual trabalharam cerca de três mil flagelados da seca. Posteriormente, em 1942, o Interventor Federal, dr. Rafael Fernandes, iniciou o calçamento a paralelepípedo desta estrada. Inicialmente, o trabalho ficou a cargo de Inspetoria a Obra contra as secas, hoje o DNOCS. Mas, o referido calçamento ficou pronto somente no começo dos anos 50, no governo de Dr. Sylvio Pedroza. ( Souza, Itamar de (coord))-1983:33-35). A morosidade desta obra virou objeto de gozação nacional. Os humorista cariocas- Ratinho e Jararaca- diziam no rádio o seguinte:"vocês sabem qual é a maior estrada do mundo? é a de Natal- Macaíba. Tem dez quilômetros de extensão, mas já faz um século que estão construindo" ".(Diário de Natal, fascículo seis, pag.156)
Para facilitar a comunicação é instalado no Colégio Agrícola de Jundiaí, Na época da Colônia Penal Dr. João Chaves o primeiro telefone do Município, já que na guerra a comunicação tem a mesma importância que, estratégias de combate.

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