segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Aspecto Territórial e Geográficos

Os limites geográficos do Município são:
Ao Norte com os municípios de Natal: São Gonçalo do Amarante.
Ao Sul com o municípios de Vera Cruz, São José de Mipibú.
A leste com o Município de Parnamirim.
A Oeste com os municípios de São Pedro, Bom Jesus e Ielmo Marinho.
    O clima é úmido, sub- úmido e semi- árido a oeste, com temperatura média anual de 27,1°c. A umidade relativa do ar média anual é de 76%.
   A vegetação é formada por Floresta Subcaducifólia que se caracteriza pela queda das folhas das árvores durante o período seco e por Manguezal, sistema ecológico costeiro tropical dominado por espécies vegetais- mangues e animais típicos aos quais se associam outras plantas e animais, adaptados a um solo periodicamente inundado pelas marés, com grande variação de salinidade.
    Os solos predominantes são: o Podzólico Vermelho Amarelo Abrúptico Plinthivo de fertilidade natural baixa, textura média, relevo plano, moderada a imperfeitamente drenados e profundos e o Latossolo Vermelho Amarelo Distrófico, com fertilidade natural baixa, textura média, relevo plano, fortemente drenado, muito profundos e porosos.
   O relevo apresenta-se a uma altitude de menos de 100 metros.
   O aspecto geológico, o município abrange terrenos pertencentes ao Embasamento Cristalino, de Idade Pré- Cambriana média( 1100-2500 milhões de anos), a Oeste da faixa de contato entre as unidades e é caracterizado por migmatitos, gnaisses, xistos, anfibolitos e granitos, e o grupo Barreiras, de idade terciária ( 7 milhões de anos), situados a leste, caracterizado por areias, arenitos, conglomerados e silitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário