domingo, 22 de fevereiro de 2015

BIOGRAFIA DE JOSÉ ARINALDO ALVES- O POETA MACAIBENSE



Foto: Ranier do Nascimento

              JOSÉ ARINALDO ALVES, FILHO DO COMERCIANTE ANTÔNIO ALVES PRUDÊNCIO (MAIS CONHECIDO NA COMUNIDADE COMO SEU PARAÍBA) E DA PROFESSORA ALZIRA GONÇALVES BEZERRA QUE POR MUITO ANOS FOI DIRETORA DA ESCOLA MUNICIPAL AUTA DE SOUZA E TAMBÉM PROFESSORA DA ESCOLA ARCELINA FERNANDES, ATUALMENTE APOSENTADA DE AMBAS AS ESCOLAS NASCIDO NO DIA 21 DE MAIO DE 1955, ÀS 11:00h, NESTA CIDADE DE MACAÍBA RN, RESIDENTE À RUA DR:  HERÁCLITO  VILAR – 885. TODA INFÂNCIA, ADOLESCENCIA E FASE ADULTA VIVEU NESTA CIDADE A QUAL AMAVA DE PAIXÃO, POR SER CALMA RECEPTIVA; O MELHOR LUGAR PARA SE VIVER E SE CONSTITUIR FAMÍLIA.
               ARINALDO ERA O MAIS VELHO DE SEIS IRMÃOS (ARNALDO, AURINEIDE, AURINETA, AUDILENE E DAMIANA).  SEMPRE FOI UMA CRIANÇA MUITO INTELIGENTE E MESMO TENDO FREQUENTADO A ESCOLA UM POUCO MAIS TARDE; AOS SEIS ANOS JÁ SABIA LER E ESCREVER. ESTUDOU O PRIMÁRIO NO GRUPO ESCOLAR RURAL DE MACAÍBA, O GINASIAL E O ENSINO MÉDIO NO COLÉGIO COMERCIAL (ATUALMENTE  ESCOLA ESTADUAL  DR.  SEVERIANO).
SEMPRE GOSTOU DE JOGAR BOLA (UMA DE SUAS TANTAS PAIXÕES, ERA ATLETA POR NATUREZA, JÁ NO PERÍODO QUE SERVIA AO EXERCITO JÁ JOGAVA NO TIME DAS FORÇAS ARMADAS, ONDE EM UM DESTES TREINOS FOI CONVIDADO E RECEBENDO PERMISSÃO PASSOU A JOGAR NO AMÉRICA FUTEBOL CLUBE DE NATAL, PERMANECENDO NO MESMO POR SEIS MESES,SERVIU AO EXÉRCITO COM HONRA E RESPEITO,SENDO CONDECORADO POR HONRA AO MÉRITO NO DIA 14 DE JANEIRO DE 1975, PELO TENENTE CORONEL  SILLAS BUENO E PELO 2º TENENTE EURICO DA SILVA BRANDÃO.NESTE MESMA HORA RECEBEU TAMBÉM “ ATESTADO DE CONDUTA” POR  BOM   COMPORTAMENTO  . DEPOIS FOI JOGADOR DO CRUZEIRO FUTEBOL, CLUBE DE MACAÍBA, DO OLÍMPICA FUTEBOL CLUBE DO VILAR E TAMBÉM TREINADOR DO MESMO EM PERÍODO DIFERENTES.JOGADOR DOS TIMES DAS FÁBRICAS EM QUE TRABALHOU(  SERIDÓ  COTEMINAS ,  COTENE,  VINCUNHA)
JOGADOR DE FUTEBOL, INDUSTRIÁRIO, TÉCNICO DE FUTEBOL, PROFESSOR CONCURSADO E APROVADO PELA PREFEITURA DE MACAÍBA NO CONCURSO DE 1988, MAS PEDIU EXONERAÇÃO DO CARGO, SUPERVISOR DE TECELAGEM,DIPLOMADO PARA MEMBRO DA CIPA, PARA GRUPO DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO, ASSIM COMO PARA A  BRIGADA DE INCÊNDIO, AUXILIAR DE ESCRITÓRIO, DATILÓGRAFO, SUPERVISOR GERAL DE CONTROLE DE QUALIDADE EM FIAÇÃO, ESPECIALISTA EM TECELAGEM E ACABAMENTO, ELETRICISTA INSTALADOR, ESPECIALIZADO EM RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO, ESPECIALIZADO EM MÉTODOS DE TRABALHO, POETA NAS HORAS VAGAS, FEZ PARTE  DA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO ( EQUIPE TERCEIRIZADA); ONDE ERA DO DEPARTAMENTO ALMOXARIFADO, SECRETÁRIA DE SAÚDE – ENCARREGADO DE CUIDAR DO PESSOAL QUE MANTEM AS ESTRADAS EM BOM ESTADO DE VISIBILIDADE (TAMBÉM DA EQUIPE TERCEIRIZADA) NO GOVERNO MUNICIPAL DO PREFEITO LUIZ GONZAGA SOARES. DO QUAL ERA AMIGO PESSOAL, NO QUAL PRESTAMOS TAMBÉM GRANDE HOMENAGEM E AGRADECIMENTOS PELO CARATER INCONFUNDIDO( ESPOSA E FILHOS, NOSSO MUITO OBRIGADA AO DR. LUIZ GONZAGA SOARES- LUIZINHO.PREFEITO DE  1996 A 2000).
                  EM 29 DE NOVEMBRO, CASOU-SE COM A PROFESSORA EDÍLIA FAUSTINO, PROFESSORA ESTATUTÁRIA DO ESTADO E MUNICÍPIO, FORMADA EM LETRAS PELA UNP E COM ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR PELA UFRN, E DESTA UNIÃO NASCERAM TRÊS FILHOS: ADRIANO FAUSTINO ALVES, ADRIANA FAUSTINO ALVES, ANDRÉ FAUSTINO ALVES. O PARÓCO CELEBRANTE DO CASAMENTO FOI JOSÉ DE AMORIM E QUE TAMBÉM BATIZOU OS TRÊS FILHOS.  O JUIZ QUE CELEBROU O CASAMENTO FOI MM.  EUSTÁQUIO JOSÉ FREIRE DE FÁRIAS DA COMARCA DE SÃO PAULO DO POTENGI.
                 JOSÉ ARINALDO SEMPRE FOI MUITO RELIGIOSO, CATÓLICO PRATICANTE, TODOS OS DOMINGOS PELA MANHÃ, ASSISTIA E PARTICIPAVA DA MISSA NA IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, DE NOSSA CIDADE MACAÍBA, JUNTO A ESPOSA E OS TRÊS FILHOS.   E ERA DEVOTO DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA.
JOSÉ ARINALDO FALECEU NO DIA 31 DE MAIO DE 1999, ÀS 06h30MIN DA MANHÃ, EM UM ACIDENTE AUTOMOBILISTICO, NA BR 304 QUE LIGA MACAÍBA A NATAL, EXATAMENTE EM FRENTE DA FÁBRICA ASPERBRÁS. NESTE MESMO ACIDENTE FALECE SEU FILHO MAIS NOVO- ANDRÉ.    NO CARRO SE DIRIGIA PARA NATAL COM DESTINO A FACULDADE DE ODONTOLOGIA, ONDE ANDRÉ IRIA COLOCAR O APARELHO NOS DENTES. FALECEM PAI E FILHO NA MESMA HORA E LOCAL.
ACOLHEDOR, RISONHO, BOM CONSERVADOR, AMAVA O QUE FAZIA. ANDRÉ FILHO QUE NÃO O LARGAVA PARA NADA. ARINALDO TINHA UM LEMA: “1º DE TUDO É DEUS EM NOSSA VIDA, DEPOIS É NOSSA FAMÍLIA” – AMO-0S PROFUNDAMENTE: E REPETIA TANTO EM PALAVRAS E GESTOS – “MINHA FAMÍLIA É TUDO DE MAIS PRECIOSO QUE TENHO, SÃO MINHAS JÓIAS RARAS”.
               SUA PREOCUPAÇÃO FOI, ANTES DE TUDO SER UM EXCELENTE PAI, ESPOSO E ANTES DE TUDO; ZELAR O NOME CONQUISTADO HONESTAMENTE, COM CARINHO, ALÉM DAS ATITUDES ALTAMENTE SIMPÁTICAS SEMPRE NA DEFESA DO BEM ESTAR DE SUA FAMÍLIA, COMUNIDADE,
                 TEMPERAMENTO REFLEXO. “PENSADOR.” FOI UM HOMEM QUE SOUBE VIVER SUA ÉPOCA. PODE-SE DIZER QUE JOSÉ ARINALDO ALVES FOI UMA PESSOA RESPONSÁVEL NA NOSSA CIDADE, MACAÍBA, ACOLHEDORA, SERENA,QUE PODIA-SE ANDAR A QUALQUER HORA DO DIA OU DA NOITE E NÃO EXISTIA OS PERIGOS DE HOJE. EXISTIA ATÉ UM DIZER QUE ERA MAIS OU MENOS ASSIM: “QUEM BEBE DA ÁGUA DE MACAÍBA NÃO VAI EMBORA.”.
                 NAS PALAVRAS DE TELMA ,AMIGA DA FAMILÍA E DE JOSÉ ARINALDO ALVES, MORADORA DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE/ RN “ARINALDO POSSUIA A FLEXIBILIDADE DE UM CAVALHEIRO, PERFEITO, NOBRE, EDUCADOR EM SUA PROFISSÃO”.
                NO PENSAMENTO DE ADRIANA SUA FILHA: “PAI O SENHOR FOI UM HOMEM INSUPERÁVEL, BONDOSO, CARINHOSO, BRINCALHÃO, AMIGO DOS FILHOS, TRABALHADOR, FALTA ADJETIVOS PARA DESCREVÊ-LO”. AMO-TE...
            SEGUNDO HEGEL: O GRANDE HOMEM DE SUA ERA É AQUELE CAPAZ DE EXPRESSAR EM PALAVRA A VONTADE DA ÉPOCA, DIZER A SUA ERA QUAL É A SUA VONTADE E EXECUTÁ-LA.  E FOI ISTO QUE ARINALDO FEZ; DISSE, EXPRESSOU, ESCREVEU SEUS SENTIMENTOS E VIVEU-OS INTENSAMENTE.
              ARINALDO DEIXOU  VÁRIAS POESIAS; EM SUA MAIORIA DESTINADAS  AOS FILHOS (ADRIANO, ADRIANA, ANDRÉ) E A SUA ESPOSA EDÍLIA.DO QUAL FORAM ETERNOS NAMORADOS.
              SEUS RESTOS MORTAIS ENCONTRAM-SE NO CEMITÉRIO DA NOSSA CIDADE MACAÍBA, ONDE FOI SEPULTADO JUNTO COM SEU FILHO ANDRÉ.
              DURANTE A MISSA DE SÉTIMO DIA, A SUA FILHA ADRIANA FAUSTINO ALVES ESCREVEU COM AJUDA DE SUA PROFESSORA DO ENSINO FUNDAMENTAL MARIA LUZINETE DANTAS, O UM PEQUENO LIVRO DEDICADO AO SEU PAI E AO SEU IRMÃO INTITULADO COMO “UMA ULTIMA HOMENAGEM”, (1999) ONDE ELA LEU TRECHO DESSE LIVRO NA IGREJA MATRIZ DE MACAÍBA, PERANTE AMIGOS E FAMILIARES, QUE LÁ SE ENCONTRAVAM.FOI UM REGISTRO EMOCIONANTE DE CARINHO, AFETO E DEDICAÇÃO DE UM PAI E ESPOSO QUE TINHA A FAMÍLIA COMO O PRINCIPAL PILAR DA VIDA. SEMPRE ACREDITANDO E CAMINHANDO NOS CAMINHOS DE JESUS.
              EM MAIO DE 2009, EM HOMENAGEM AOS 10 ANOS DE FALECIMENTO DE JOSÉ ARINALDO ALVES, A EX-DIRETORA (FRANCILENE) DA ESCOLA MUNICIPAL QUE RECEBE O SEU NOME, EM PARCEIRA COM OUTROS PROFESSORES E AMIGOS PRODUZIRAM UM DOCUMENTÁRIO SOBRE A VIDA DO SEU PATRONO. ALÉM DE TER ESCRITO UM POEMA, DO QUAL ELA LER AO FINAL DO DOCUMENTÁRIO.O PODER LEGISLATIVO PRESTA  HOMENAGEM  PÓSTUMA, MOÇÃO DE PESAR Nº 004/99-CMM, NA SESSÃO DO  DIA 02 DE JUNHO DE 1999, PELO PRESIDENTE DA CÂMARA DOS  VEREADORES JOSÉ ARIAN FERNANDES E SILVA  E OS DEMAIS  VERIADORES , ONDE FOI APLAUDIDO POR TODOS DAQUELA CASA, PREFEITO LUIZ GONZAGA SOARES.
SUA MÃE DONA ALZIRA NO DOCUMENTARIO SOBRE A VIDA DE JOSÉ ARINALDO ALVES CITOU AS PALAVRAS DE SÃO LUCAS “NÃO PROCURE ENTRE OS MORTOS AQUELE QUE CONTINUA VIVO”, POR QUE, O CORPO PERESSE MAIS O SEU LEGADO FICOU PARA SEMPRE...



FONTE: EDÍLIA FAUSTINO ALVES

Nenhum comentário:

Postar um comentário