quarta-feira, 4 de março de 2015

A INTENTONA COMUNISTA EM MACAÍBA

Dentre os vários episódios que marcaram a história de Macaíba, temos a intentona comunista que era um movimento revolucionário que governou o Estado por três dias, com o objetivo de retirar o presidente Getúlio Vargas do poder, para esse fim foi criado ANL ( Aliança Nacional Liberal) um movimento de esquerda que pregava a revolução socialista. Á medida que o movimento de esquerda crescia, o presidente procurou extinguir-lá.

Sendo a Revolução de 30 um reflexo do que estava acontecendo nos demais Estados brasileiros. Então o Governador do Estado do RN Juvenal Lamartine, com o intuído de defender a cidade posiciona 90 homens nos Guarapes a dez quilômetros da cidade de Natal por ser um local estratégico, a tropa era comandado pelo Tenente Joaquim Teixeira de Moura.

"Obedecendo ás ordens de Juarez Távora, o 29° BC, que estava estacionado em Santa Luzia (PB), partiu em direção a Natal, com a missão de depor o governador do Estado. Penetrou no território potiguar através do Seridó, passando por Parelhas, Acari, Santa Cruz... A única via de comunicação rápida, existente naquela época, era o telegrafo. Nas cidades do Seridó, segundo Sandoval Waderley todas as estações telegráficas estavam sem funcionar, " em virtude de haver sido cortados todos os fios"(1954:54). Em Santa Cruz, p 29° BC foi recebido pelo Coronel Ezequiel Mergelino, "cuja residência se transformara em Q.G das forças revolucionárias"(idem-1954:49)
Sem comunicação o 29°BC avançaram no escuro. Por isso, pela madruga, os oficiais prederam um motorista que viajava de Natal para Jardim do Seridó visando obter notícias. Conta Sandoval que " o Chauffer começou, então, a desfiar um rosário de coisas assombrosas: - que calculava em oitocentos ou mil o número de soldados que defendiam a capital: que o capitão Moura estava com duzentos e cinquenta homens entrincheirados nos morros de Guarapes; que a ponte estava toda cheia de dinamite; que de Recife chegara um batalhão do Exército comandado pelo Major Negreiros. Por isso, achava dificil a entrada do 29°... em Natal"(DIÁRIO DE NATAL, 1996-1997)

Mais, todo o esforço para tentar parar a Revolução foi fracassada provocando a tomada de Natal, expandindo-se os revolucionários para o interior do Estado.

Segundo Homero Costa foi formado três colunas composta por civis e militares, dos quais seguiram caminhos distintos em direção aos interiores, porém é a segunda coluna comandada pelo Sargento do Vigésimo primeiro BC, Oscar Wandenley que foi o responsável pela ocupação de Macaíba, chegando á cidade, os comunistas destituíram o prefeito, dominaram a delegacia e estabeleceu um novo representante para administrar a cidade.

 Valério Mesquita conta que tais fatos fizeram a cidade ficar deserta, as pessoas fugiram para os sítios e arredores. O próprio delegado Barbosa recomendou aos habitantes que se refugiassem fora dos limites urbanos da cidade... O próprio prefeito Alfredo Mesquita abrigou-se no sobrado de Francisco Pinheiro a espera da extinção do movimento.

Após a repressão que Getúlio fez ao movimento, Macaíba volta á normalidade em 48 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário