sábado, 7 de março de 2015

A FABRICA NOBREGA & DANTAS EM MACAÍBA ( INDUSTRIALIZAÇÃO TÊXTIL)

O primeiro fluxo grande imigratório para a cidade de Macaíba, ocorreu com a construção da usina Nóbrega & Dantas, sendo que muitos de seus construtores se tornaram empregados, morando na cidade.
Com a SUDENE (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste), foi possível a instalação de várias indústrias têxteis no Estado, sendo Macaíba também beneficiada com a instalação da indústria têxtil de afiação de algodão. A FAMOSA, que com a indústria Nóbrega& Dantas foram os responsáveis por impulsionar a economia da cidade, com a geração de muitos empregos para a população local.
Depois de 1950, o panorama sócio- econômico de Macaíba sofreu profundas modificação, chegando a alcançar em 1964 um relativo surto de desenvolvimento, ocasionando a mudança na antiga pequena cidade.
O crescimento populacional foi uma consequência do modelo econômico da época, segundo o CENSO de 1970, Macaíba estava entre os municípios mais populosos da região com 29.673 habitantes.
Já na segunda década de 1970, há o processo de crescimento urbano em Macaíba que teve como consequência os fatores da politica habitacional do Banco Nacional de Habitação, com a construção de Conjuntos habitacionais, que possibilitou a aquisição da casa própria, por diversas classes sociais.
Porém, o fechamento da fábrica Nobrega & Dantas entre 1982 e 1983 o fluxo financeiro de Macaíba diminui ocasionando o final de sua influência na região, devido á crise do algodão, que prejudicou profundamente sua produção e o abastecimento do produto em suas fazendas.
Anos antes do fechamento definitivo da indústria Nóbrega& Dantas, já existia em Macaíba a indústria de porcelana Beatriz S/A, que tinha como matéria prima o caulim para a fabricação das louças e a indústria de confecções SULFABRIL S/A. Porém com a crise do setor indústria têxtil e de confecções do Estado, a SULFABRIL e a Famosa fecham em 1990 e a indústria de porcelana Beatriz segui o mesmo caminho das outras duas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário