![]() |
João Batista Vascocelos Chaves Imagem:mufpa.wordpress.com/ |
JOÃO BATISTA nasceu em Macaíba no dia 4 de outubro de 1875, no solar Ferreiro Torto de DR. Clementino de Vasconcelo Chaves, o seu pai casar-se com a filha do Coronel Estevão José Barbosa de Moura.
Formar-se em ciências jurídicas e sociais pela faculdade de direito do Recife no ano de 1894, ainda jovem foi tentar a vida no Pará e exerceu o cargo de promotor público nas comarca de Baião,Cachoco, Camotá, Belém e Soure, deixando a careira de promotor, a advogar na Capital, de quase imediato, envereda pela política partidária. É eleito deputado, exerceu o mandato de 1899 a 1912, e lecionou direito penal na faculdade de direito do pará, entre 1905 a 1911.
De 1912 á 1914, João Chaves, exerceu a função legislativa, como representante do pará na Câmara Federal.
Em 1915, adoece e vem para Natal transferido, vivendo anônimos, os últimos anos da sua vida.
No dia 28 de abril de 1924, faleceu em natal, aos 44 anos e segundo Câmara Cascudo, chovia nesta dia.
O conhecimento de Chaves em penologia o levou a fazer uma esquematização das penas, dos processos de julgamento e das execuções. Por tais motivos João é considerado o idealizador penitenciário.
Obra de João Chaves
-Uma memória histórica da faculdade de direito- 1908- Pará.
-Ciências penitenciário- 1912-Lisboa.
-E artigo publicada em revistas e jornais.
Em homenagem a João Chaves foi criado a Escola Estadual Dr João Chaves, em Mangabeira, e a colônia penal (atualmente Escola Agrícola) em seu nome em Jundiaí, que depois é transferida para igapó em Natal- RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário