De acordo com o Prefácio do livro Nunca desista dos seus sonhos, do autor Augusto Cury, ele cita
"Os sonhos são como vento, você os sente, mas não sabe de onde eles vieram e nem para onde vão. Eles inspiram o poeta, animam o escritor, arrebatam o estudante, abrem a inteligencia do cientista, dão ousadia ao líder. Eles nascem como flores nos terrenos da inteligência e crescem nos vales secretos da mente humana, um lugar que poucos exploram e compreendem."
Essa é a perfeita descrição de Augusto Severo de Albuquerque Maranhão, que ousou sonhar e enfrentar as dificuldades da realização do seu sonho.
Filho do Major Amaro Barreto de Albuquerque Maranhão e de Dona Feliciana Maria da Silva e Albuquerque, nasceu em Macaíba em 11 de janeiro de 1864.
Após concluir seus estudos preparatórios, matriculou-se na Escola Politécnica, não chegou a concluir o Curso de Engenharia, já iniciara com brilhantismo o curso de Humanidades e por motivos de saúde interrompeu os estudos. Restabelecido, dedica- se ao Magistério no colégio que, em 1882, seu irmão Pedro Velho fundou em Natal.
Fez parte na Campanha abolicionista e na propaganda republicana, quando começou a revelar as suas aptidões de orador e jornalista.
Em 1892, foi eleito deputado do congresso local, no ano seguinte ocupou uma cadeira na câmara dos deputados.
Imagem:www.ihp.org.br |
Mais mesmo, com todos esses talentos Augusto Severo ainda sonhava com a construção do PAX, e com a resolução do problema das dirigibilidade dos balões.Então ele resolve ir para a França, para dar forma ao seu sonho. E mesmo com todas as dificuldades apresentada, Severo construiu o Dirigível PAX, e em 12 de maio de 1902, o seu invento sobe aos céus de Paris, mais toda essa glória é apenas momentânea, pois o Dirigível explodiu, matando o mecânico Saches e Augusto Severo.
![]() |
Imagem: ninja-brasil.blogspot.com |
O sonho de Severo não terminou no dia da sua morte, mais pelo contrario ele inspirou e inspira muitos sonhos ainda nos corações de todos aqueles que buscam a concretização os seus objetivos. Severo compreendeu que muitas vezes os fracassos no meio do caminho, significa abrir o caminho para o crescimento da humanidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário